facebook
Um tempo atrás escrevi um Post sobre Portfólio, em que eu falava coisas básicas sobre portfólio e como começar a fazer um. Nesse post falo também que estava pesquisando bastante sobre o assunto porque estava querendo fazer o meu portfólio rsrs. Acabou que até hoje não fiz nada ( ou quase nada ).

Com o crescimento do Facebook no Brasil, comecei a pensar em usá-lo para divulgar minhas fotos e meu trabalho.

Assim como eu faço no orkut (e muitos outros também fazem) de colocar minhas fotos em álbuns no meu perfil, pensei em fazer isso também no facebook. O que seria útil, mas não tão eficaz porque apenas meus amigos teriam acesso a meus trabalhos e também fica algo estranho mesclar perfil pessoal com perfil profissional ( tem quem prefira e goste de fazer essa mistura rsrs ).

No Facebook você pode criar uma página (Fan Page) para sua empresa, banda, ou para você mesmos artista/profissional. Essa semana mesmo perguntei no twitter se alguém usava o facebook para divulgar seu trabalho e não tive nenhuma resposta ( rsrs #ForeverAlone ), perguntei novamente e com as respostas que tive percebi que muitos não sabem como criar uma página no Facebook, muito menos como utilizá-la para divulgar seu trabalho fotográfico.

Quais as diferenças entre uma Página e um Perfil no facebook?
De longe pode até parecer que não tem muitas diferenças, mas as principais são:

- As pessoas podem CURTIR a sua página e a partir daí receberão todas suas atualizações. E para curtir não necessita da autorização do administrador.
– Não existe um limite de pessoas curtindo. ( o perfil tem um limite )
– Você pode customizá-la, criar várias paginas dentro dela, criar conteúdo, fórum, etc.
– É possível obter estatísticas sobre as visitas e participação dos fãs.
– As Fan pages são melhores indexadas pelo Google.

Como Criar uma Página no Facebook?

É bem simples, basta ter um perfil no facebook e entrar aqui: http://www.facebook.com/pages/create.php

Não irei perder muito tempo nessa parte, qualquer problema é só consultar a central de ajuda do facebook que é bem simples e completa.

Como Divulgar meu Trabalho na Página?

Claro que não existe certo e nem errado, tudo depende da sua necessidade e criatividade. Vou me usar como exemplo e mostrar como fiz a minha FanPage:

Fan Page Facebook

Como Podem ver, eu criei uma Landing Page ( Página que você cai quando acessa pela primeira vez) customizada. Isso é bem simples de criar usando o aplicativo FBML ( Saiba mais sobre aqui ), que permite inserir código html. Então é simples, basta saber mexer com HTML também hehe.

Utilizei os próprios álbuns para divulgar minhas fotos:
Album Facebook

 

Criei também um Quadro de Discussões para receber depoimentos, dúvidas, criticas etc:Quadro de Discussões

E utilizarei o Mural para dialogar com as pessoas, para poder enviar notícias, novos trabalhos, divulgar meus outros sites, etc:
Mural Facebook

Claro que tenho outras ideias, que irei colocando em prática assim que der ( dá bastante trabalho rsrsrs), mas esse foi o passo inicial que dei no Facebook, e com certeza é interessante você dar esse passo também. Criei a página ontem, então ainda não tive um retorno visível e nem muitas pessoas curtiram ainda, mas com certeza esse retorno virá ;]

Espero que tenham gostado da dica e curtam lá a minha página no facebook: Leonardo Zaneti

Be Sociable, Share!