Vivian Maier
Você já tinha ouvido falar sobre as fotos da Vivian Maier? Pois é, até um tempo atrás ninguém sabia da existência dessa grande fotógrafa.

Um grande amigo, Rei Santos, me enviou pelo facebook esse vídeo que conta a história dela:

Vídeo é em inglês e não tem legenda, mas é bem fácil de entender. Para quem não entende, aqui vai um pouco da história:

John Maloof arrematou por 400 dólares, em um leilão, caixas cheias de negativos e ao ver as fotos ficou surpreso com qualidade delas. Eram fotos feitas em Chicago nos anos 60 e 70.
Ele não sabia nenhuma informação sobre o autor das fotos mas comprou o resto dos negativos que haviam. Em uma das caixas ele encontrou o nome da Vivian e resolveu procurar na internet. Descobriu que a fotógrafa havia morrido um dia antes do achado.
Hoje em dia ele continua processando as fotos e criou um Blog para divulgá-las: http://vivianmaier.blogspot.com

A história em si já impressiona: uma babá fotógrafa. Se fosse nos dias de hoje, mesmo com fotos medianas essa história poderia ser pauta do fantástico hehe. Mas o nível das fotos da Vivian impressiona mais ainda!

O que mais me chamou atenção (Depois das fotos, claro) foi o fato de parecer que nem mesmo ela acreditava no potencial de suas fotos.
Não sei o motivo disso, mas vai totalmente contra o que vemos hoje: pessoas se achando os “super fotógrafos profissionais” somente por terem uma câmera boa.

Outra coisa foram os livros de cabeceira dela. Isso prova que além de ter o dom para fotografar, ela também estudava bastante. Não basta ter o jeito para a coisa, é necessário estudar, estudar e praticar.

PS: Sortudo do John que arrematou essa “pequena coleção” por 400 dólares.

Be Sociable, Share!