portfolio começando
Tenho pesquisado bastante sobre portfólios porque estou querendo montar o meu na web.
Resolvi escrever um pouco sobre o assunto e, ao começar a listar os tópicos que poderia abordar, descobri que é um assunto gigante! Daria até para fazer um blog inteiro só sobre Portfólios.
Então tive a idéia de fazer uma sessão sobre portfólios. Como não dá para falar tudo em um Post apenas, sempre que der irei escrever sobre o assunto. Espero receber bastantes perguntas, sugestões etc ;]
Então vamos começar pelo começo! rsrs

Portfólio não é nada mais, nada menos do que uma forma de mostrar seu trabalho para as outras pessoas (clientes ;p ). Aqui irei falar sobre o geral (tanto off-line quanto online) e nos próximos Posts irei focar mais na Web.

O que um bom portfólio deve ter?

1. Bons trabalhos. Você deve selecionar seus melhores trabalhos. Conteúdo é essencial

2. Objetivo. Seu objetivo principal é mostrar seu trabalho para o cliente, então, não adianta mostrar fotos de casamento para uma agência de publicidade, nem fotos de produtos para uma banda. Se você atua em várias áreas, é interessante ter vários portfólios, um pra cada área.

3. Poucos Trabalhos. Já que você está selecionando os melhores trabalhos, com poucas fotos o cliente já irá perceber se você é bom ou não, se encaixa no perfil ou não. Isso poupa o tempo e paciência dele.

4. Organização e Boa Aparência. Todo mundo gosta de algo bem organizado. Dependendo da área podem exigir algum tipo de padrão na construção do portfolio ( cor, capa, tamanho das fotos, etc. ), tirando esses casos, vale o bom senso ;]

Como começar um portfólio sem clientes?

Muitos que estão começando, assim como eu, e querem montar um portfólio mas não tiveram clientes ainda rsrs.

Existem várias formas, uma delas é simular clientes:
Se você quer trabalhar com still de produtos, por exemplo, faça alguns stills como se tivesse sido contratado para isso e deixe claro que são clientes “fakes”. Aos poucos você vai conseguindo clientes de verdade e vai substituindo no portfólio.
Outro exemplo é se quer fazer books de garotas. Você pode chamar algumas amigas e fazer algumas fotos delas. 
Não estou incentivando ninguém a trabalhar de graça, mas é uma realidade. Você deve estar começando e também precisa treinar, nesse caso acho válido. De qualquer forma, tente cobrar ao menos seu custo ou vender as fotos separadas.

Trabalhe como Assistente ou Segundo Fotógrafo:
Você pode trabalhar como segundo fotógrafo de casamento, por exemplo, e aos poucos ir acumulando um portfólio e experiência suficientes.

 

No seu portfólio, o conteúdo é quase tudo. Além do conteúdo, é necessário saber transmitir seus objetivos, características e ressaltar suas qualidades.

Se for fazer um portfólio só por fazer, melhor nem fazer.

Be Sociable, Share!