lidando com criticas
Algo que gosto na fotografia é o fato de todo mundo gostar de fotos, mesmo não estudando e não sabendo nada sobre fotografia; Qualquer um pode olhar uma foto sua e fazer um comentário, uma crítica.

Existem dois tipos de críticas, as construtivas e as destrutivas:

- As construtivas sempre trazem consigo uma explicação, uma solução, como por exemplo:
“Não gostei do enquadramento porque a imagem está desarmônica, talvez ficaria melhor colocar o objeto principal em algum dos terços…”

- Já as destrutivas apenas falam mal da foto, não adicionam nada:
”Não gostei dessa foto”.

Na internet, principalmente no flickr, o que mais temos são críticas destrutivas, ou elogios sem base alguma. As pessoas elogiam sua foto apenas com “Bonita foto”, “Gostei da Luz”, etc. Isso não acrescenta nada à foto e ao fotógrafo.

Mas como reagir à críticas Construtivas e Destrutivas?

- Primeiro, críticas destrutivas não levam a nada. Então a primeira coisa a fazer quando receber uma crítica destrutiva é tentar transformá-la em crítica construtiva perguntando:
”Pq você não gostou da foto?”, “Como você acha que ficaria melhor?”, etc.

- As críticas construtivas são sempre bem-vindas, afinal você não é o dono da verdade, como o crítico também não é; Mas você tem que levar em consideração a opinião da pessoa, mesmo ela sendo mais ou menos experiente que você, afinal fotografia é algo subjetivo e mesmo que você não concorde com a crítica, você sempre poderá somar algo.

Em Agosto tive a honra de participar da sessão Fotodiária, do blog Fotocolagem com essa foto:
_DSC0609
Aqui o link do Artigo: http://fotocolagem.blogspot.com/2010/08/fotodiaria-leonardo-zaneti.html

No caso foi uma crítica construtiva, muito boa, mas que eu não concordei. O que ele criticou foi o tratamento que usei na foto: Falou que o tratamento ficou meio pesado e também que a vinheta ficou ruim.

Realmente tratei bastante a foto e usei uma vinheta bem forte, mas isso faz parte da estética da maioria das minhas fotos e no caso dessa foto acho que apenas melhorou ela rsrs. Já tirei a foto pensando em fazer algo do tipo na pós-produção e acho que o resultado ficou legal. Concordo somente na vinheta, que realmente eu exagero as vezes rsrs.

Olhem a imagem original, sem edição nenhuma:_DSC0609-2

Eu particularmente acho a primeira 1000 vezes melhor, mas o que eu pude levar comigo depois dessa crítica?
Apesar do meu público alvo gostar bastante, não são todos que gostam desse tipo de imagem com bastante edição ( na verdade só tratei usando o lightroom ) e vou procurar maneirar mais na vinheta, que foi o que eu concordei que estava exagerado ;]

Acredito que não fotografamos apenas para a gente, mas sim para mostrar para os outros também. Críticas fazem parte da fotografia e é preciso saber como lidar com elas de uma forma inteligente a fim de sempre melhorar ;]

PS: não achei a fonte, nem nome do fotógrafo da imagem do título do post, mas gostei tanto dela… rsrs

Be Sociable, Share!