Preciso trocar de equipamento?
Esses dias vi em uma comunidade do orkut uma sábia frase: “Fiquei em dúvida de qual câmera comprar, então comprei um livro”.

Realmente, muitas vezes queremos um equipamento melhor, com a tecnologia mais avançada do momento, mas não sabemos ao menos utilizá-la e nosso trabalho, também nem precisa dessa tal tecnologia.
Por outro lado, podemos realmente necessitar de um equipamento novo e nesse caso é a tecnologia que limita o resultado do nosso trabalho.

Como assim? Posso citar como exemplo eu mesmo:
Como muitos sabem, gosto muito de fotografar shows e penso em seguir como fotógrafo de bandas.
Shows geralmente tem pouca luz, e é necessário trabalhar com lentes claras e ISOs altos.
Eu tinha apenas uma câmera superzoom, que trabalhava aceitavelmente até ISO 400 e a lente também não era nada clara.

Nesse caso fica claro que se eu tivesse uma DSLR que aceitasse ISOS mais altos e outras lentes, minhas fotos ficariam tecnicamente muito melhores.

O que ocorre é que as pessoas, empurradas pelo consumismo, acham que têm a necessidade de um equipamento melhor e melhor quando na verdade não precisam disso.
Então para saber se é preciso trocar de câmera para uma “melhor”, é necessário se conhecer bem e conhecer bem a sua atual câmera. Para isso 3 perguntas são essenciais:

Que tipo de foto eu faço?
Quais características necessárias para esse tipo de foto?
Minha câmera corresponde bem a essas características?

A partir daí, é necessário saber se esse upgrade realmente irá trazer benefícios. De uma superzoom para uma DSLR o salto de qualidade é enorme, mas talvez de uma DSLR para outra de modelo superior não seja um salto tão grande assim. É essa a hora de colocar no papel e ver se o investimento realmente valerá a pena.

Esse Post foi só uma tentativa de fazer você pensar mais antes de sair procurando uma câmera nova.

A Melhor câmera é aquela que você tem. Use ao máximo ela e, se for mesmo necessário uma câmera “Melhor”, troque quando for possível ;]

Foto do post é do fotografo Anthony Catalano, flickr: http://www.flickr.com/photos/badwsky/504091831/

Be Sociable, Share!