Claudio Edinger
Esses dias estava navegando na internet e vi esse nome, que não me pareceu estranho. Eu tinha visto uma palestra dele na Semana de Fotojornalismo e, com certeza, foi uma das melhores.

Ele conseguiu encantar à todos com suas belíssimas fotos, sua história e também com sua paixão pela fotografia. Aposto que todos que estavam lá sentiram vontade de largar tudo e sair pelo mundo, fotografando.

Quem é ele?

Cláudio Henrique Edinger nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de maio de 1952. Mudou para São Paulo com sua família antes de completar dois anos de idade, onde se formou em economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1974. Nunca exerceu a profissão de economista.

Na década de 1970, apaixonou-se pela fotografia. Sua primeira exposição individual aconteceu no MASP, em 1975.

Claudio Edinger Em 1975, mudou-se para Nova Iorque, onde viveu até 1996. Na época, a cidade norte-americana era o centro da fotografia mundial. O trabalho de Edinger era autônomo; ele enviava fotografias para periódicos tanto do Brasil como dos Estados Unidos.

Suas fotos de artistas e excêntricos no Chelsea Hotel resultaram em seu primeiro livro em 1983, que leva o nome do local.

Em Venice Beach, Califórnia, dá prosseguimento ao trabalho no Chelsea Hotel. Suas fotografias deram origem a “Venice Beach”, importante livro para seu desenvolvimento profissional. Na Índia, para onde viajou depois, amadureceu ainda mais como profissional.

Na volta ao Brasil, a lida com o Alzheimer de sua avó lhe abriu caminho para pesquisar sobre doenças mentais no país. Essa experiência originou o livro “Madness” (Loucura). O ensaio, de muita originalidade, foi realizado no maior asilo de doentes mentais da América Latina, Juqueri, em Franco do Rocha (SP).

De 1991 para cá, Edinger já fotografou o carnaval em diferentes regiões do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo.

Seu mais recente trabalho é “São Paulo: minha estranha cidade linda”, que o fez receber o Prêmio Porto Seguro.

Cláudio Edinger é considerado mestre no ensaio fotográfico e sua reputação é internacional. Ganhador de vários prêmios, Edinger envolve-se com seus temas e usa de sua profissão de fotógrafo para fazer pesquisas.

Alguns trabalhos dele:

Vale a pena passar um bom tempo vendo todas as fotos dele no site oficial: http://www.claudioedinger.com

Ele e os Gêmeos:

Pesquisando sobre ele na internet, acabei achando trabalhos dos Gêmeos, inspirados nas fotos do Livro “Madness” ( Loucura ):

locure-556x665 louco-4-400x400

Referências usadas: http://osgemeos.com.br/index.php/blog/arquivo/claudio-edinger/ , http://jornalismojunior.blogspot.com/2009/09/quem-e-claudio-edinger.html , http://www.claudioedinger.com

Be Sociable, Share!