abertura 1.8 nem sempre é legal 
Eu tenho um Blog, Falo sobre Fotografia, mas ainda sou iniciante nesse Mundo.
Muitos devem saber que eu ganhei minha primeira DSLR faz um mês mais ou menos e também comprei uma lente 50mm 1.8 que é muito boa!

Eu Adoro fundos desfocados e brincar com a profundidade de campo; comprei a lente para isso e logo já fui testar o “poder” da lente:

Realmente os resultados são incríveis, mas ela é uma lente difícil de domar. Como minha câmera não tem motor de foco, ela fica apenas com foco Manual e, com uma profundidade de campo tão pequena, fica difícil de controlar o foco.

 

Como era novidade, comecei a usar apenas abertura 1.8 em todas as fotos e isso até gerou belas imagens:

Mas tinha um problema…

Eu estava errando o foco demais! Perdi várias fotos por estarem sem foco.
Aos poucos também fui percebendo que pouca profundidade de campo pode não ser legal dependendo da foto e em algumas tive problemas, como essa da garotinha:  Um olho está em foco e o outro não. Isso não é legal principalmente porque os olhos são importantes na foto.

Após ver essa foto da menininha, eu tive uma certeza: “Abertura 1.8 nem sempre é legal”
Acredito que muitos também adorem Fundos desfocados, DoF (Depth of Field) e Bokeh, mas estou tentando passar a mensagem, através da minha experiência, de que é necessário um motivo para usar esses “Efeitos”.

A partir de hoje pensarei mais para escolher qual a melhor abertura para usar, espero que você faça o mesmo!

Be Sociable, Share!